Translate

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mais saúde? Consulte um nutricionista!

O nutricionista é o profissional capacitado para orientar a população sobre hábitos alimentares saudáveis.

Nunca se falou tanto em alimentação e nutrição como atualmente. Mas as pessoas continuam com suas dúvidas: Miolo de pão engorda? Chá emagrece? A linhaça é boa para o que mesmo? A boa notícia é que muita gente já aprendeu que o nutricionista é o profissional capacitado para tirar essas e outras dúvidas sobre nutrição e hábitos alimentares saudáveis.

No Brasil, o primeiro curso de nutrição foi criado em 1939 pela atual Faculdade de Saúde Pública da USP. A nutricionista Iara Maria Mello Ramires, vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-1), conta que os primeiros formandos atuavam principalmente na administração de unidades de alimentação e nutrição, merenda escolar pública, nutrição clínica hospitalar e em programas do extinto Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

“Com a evolução da ciência e o direcionamento da população em busca de longevidade e qualidade de vida, os nutricionistas têm, hoje, um vasto campo de atuação”, diz Iara. Atualmente, eles somaram ao seu campo de trabalho clássico as áreas: esportiva, educação, personal diet, home care, assessoramento e execução de políticas de alimentação e nutrição, consultorias técnicas em marketing de alimentos e vendas, controle social em entidades não governamentais, e todos os seus desdobramentos.


É consenso entre os profissionais de saúde que a população consulte um nutricionista antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação. “No atendimento nutricional, o paciente é examinado individualmente e, por meio da avaliação do estado nutricional, é possível formular o diagnóstico que será a base da orientação para promoção da saúde ou para o tratamento de doenças. Esta conduta é baseada no princípio da educação nutricional tanto para indivíduos sadios como para enfermos”, explica Márcia.

Para Iara, a formação do nutricionista o designa a atuar de forma preventiva, orientando sobre os caminhos para uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade, além de considerar a individualidade e personalização em suas condutas.


Veja entrevista completa em: http://www.nestle.com.br/site/fazbem/saude-e-esporte/d/aliando_prazer_ciencia.aspx. Acesso em 04 mar 2013.

Procurando uma Nutricionista?!
Em Atibaia - SP: (11) 4411-1033
Em Extrema-MG: (35) 3435-2946

Um comentário: