Translate

segunda-feira, 18 de março de 2013

Obesidade Infantil


Não é novidade para ninguém que o número de crianças acima do peso só tem aumentado. Basta olhar ao redor para ver que a cintura das crianças e as bochechas estão bem mais do que fofinhas. Antigamente era sinônimo de saúde porém hoje em dia sabe-se dos riscos que o excesso de peso acarreta para a saúde, como as doenças crônicas e devo dizer que elas não tem sido privilégio dos gordinhos, cada vez é mais frequentes crianças com hipertensão arterial, diabetes ou colesterol alto.
Estudos mostram que nos anos entre 2008-2009, 34,8% dos meninos estavam com o peso acima da faixa considerada saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para você comparar nos anos de 1989, a prevalência de sobrepeso era de 15% nos meninos, porém este aumento também são observados nas meninas.
Você deve estar se perguntando: "Mas o quê pode ter ocasionado esta mudança no perfil das crianças brasileiras?"
Como nutricionista, diria que a mudança nos hábitos alimentares e a falta de atividade física são os principais fatores que têm levado as crianças ao excesso de peso.
Outra pergunta para você: Será que na década de 80 as crianças comiam tanto fast food e doces industrializados? Será que ficavam horas no computador ou video game?
Claro que não! Somos da época que brincávamos na rua, que os doces (apesar de presentes) eram na maioria, feitos em casa, refrigerante então... somente em datas festivas!
Hoje queremos tudo fácil, prático...
Então se seu filho está na sala jogando video game e você não tem que vigiá-lo enquanto brinca no parque, fica mais fácil. Entre você fazer uma refeição equilibrada e ensinar seu filho que aqueles alimentos são saudáveis, talvez você prefira preparar aquele macarrão instantâneo que com certeza seu filho gosta e você não terá que perder tempo explicando isso ou aquilo ou convencendo ele que ele tem que comer!
Talvez esta não seja sua inteção porém muitas vezes, de forma mecânica, tomamos estas decisões que já estão influenciando os pequenos e contribuindo para uma má formação do hábito alimentar dele.


Lembre-se que seu filho irá se inspirar em você, então papai, mamãe ou vovó, procure ter uma alimentação saudável e equilibrada! Estes cuidados também refletem seu amor pelo pequeno, pois um futuro mais saudável da sua instrução que você der! E não se esqueça, na dúvida procure sempre um nutricionista.

Acesse os links:
Calcule o IMC do seu filho(a)

10 passos para alimentação de menores de 2 anos


** Algumas dicas para lanches mais saudáveis **

Atenção! As quantidades de cada alimento podem variar conforme: idade, sexo e necessidade.
Estas dicas não substituem a avaliação e consulta nutricional.






Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário