Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alimentação saudável melhora disposição no trabalho e na escola

 
 


A ansiedade, a pressão e o corre-corre que geralmente aparecem na rotina do trabalho podem fazer com que as pessoas deixem de lado a importância de se alimentar corretamente. De acordo com a gerente de nutrição da Secretaria de Saúde do DF, Aino Giovenardi, uma alimentação balanceada é essencial para a rotina do dia-a-dia.
“A recomendação básica é que se façam três refeições principais intercaladas com pequenos lanches saudáveis. Os lanches entre as refeições principais evitam que a pessoa fique muito tempo sem se alimentar e faça a refeição seguinte com muita fome e, consequentemente, coma em excesso. Isso acaba deixando a pessoa estressada e improdutiva no trabalho ou na escola”, explica.
Uma dieta variada, rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, pode ajudar os profissionais a terem mais energia para atuar diante dos desafios. “Alimentos práticos como frutas in natura, que não precisam de refrigeração, são ótimos pedidos para quem trabalha no horário que intercala com os das refeições. No caso de haver disponibilidade de geladeira no ambiente de trabalho, podem ser incluídos outros tipos de frutas em pedaços, prontos para consumo, bem como sucos e iogurtes”, sugere Aino Giovenardi.
Alimentos muito gordurosos e de difícil digestão devem ser evitados no período de trabalho, pois causam sonolência e indisposição. “Nesses períodos, alimentos leves ajudam em um maior bem-estar e manutenção da saúde. As frutas da época são as melhores opções, pois, além de mais saborosas, também são mais ricas em vitaminas e minerais”.
Para quem trabalha ou estuda pela manhã, o café da manhã é essencial para fornecer as energias necessárias para dar início às atividades diárias, pois o organismo se encontra em jejum de várias horas. “O organismo gasta nutrientes para manter suas funções vitais e os mesmos devem ser repostos. Pular o café da manhã significa pular uma refeição. Isso, consequentemente, vai te deixar mais cansado e com fome na hora do almoço, contribuindo para um maior consumo e risco de obesidade”. Autor: André Barros 
 
 
Um dica para por em prática e aproveitar os benefícios de uma boa alimentação é se basear nos 10 passos da alimentação saudável!
E na dúvida, consulte seu nutricionista! Além das dicas básicas, o profissional poderá elaborar um plano alimentar que seja de acordo com sua rotina, adaptado a sua necessidade!
 

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Calcule seu IMC. Descubra se está com alguns quilinhos extras!



Com certeza você já ouviu falar em IMC. Mas o que significa? Funciona?
O índice de massa corporal, conhecido como IMC, é um parâmetro para avaliação física que estima se o seu peso está normal, abaixo ou acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este cálculo é realizado através da seguinte fórmula:


 

 
Para facilitar use a calculadora de IMC:
 

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

 
Veja o seu resultado e observe qual sua classificação nutricional:

O IMC não é totalmente indicado para atletas e crianças, porém existem outros parâmetros que o nutricionista poderá usar em consultório para avaliar estes indivíduos.

Caso você tenha alteração em seu peso, procure um profissional nutricionista para orientá-lo. O melhor é se cuidar antes que surjam as complicações!


 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Iniciando com bons hábitos alimentares


Comece hoje mesmo a fazer pequenas mudanças na sua alimentação e da sua família, com certeza você escreverá um futuro diferente pois uma boa alimentação pode prevenir doenças e proporcionar mais saúde para crianças, adultos e idosos. Nunca é tarde para melhorar! Então... vamos começar?!